Os primeiros discípulos do Mestre dos mestres
Em um momento, eles eram um grupo de pastores comuns que cuidavam de um rebanho mediano de ovelhas ao redor de uma cidade pequena. No momento seguinte, eles foram o alvo de uma incrível aparição de anjos com notícias surpreendentes, maravilhosas e que abalaram o mundo. Motivados por aquela cena, passaram a procurar o Bebê anunciado.
8. Imagine-se com os pastores, contemplando a manjedoura. O que você vê? Lc 2:8-20
Devemos admirar os primeiros discípulos do Mestre: José, Maria e os pastores. As condições humildes do nascimento de Jesus não davam nenhuma indicação do milagre da encarnação – de que, na Pessoa daquela Criança, Deus havia Se tornado Um com a humanidade. No entanto, com a ajuda de visões, sonhos e anjos, aqueles primeiros discípulos Dele foram capazes de olhar além da aparência exterior do nascimento de Jesus. Os pastores compartilharam com outras pessoas a identidade daquele Bebê, dizendo que Ele era “o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2:11; compare com Lc 2:17).
9. Como os magos do Oriente reagiram às notícias do nascimento de Jesus? Qual foi a reação de Herodes? (Mt 2:1-12). Assinale a alternativa correta:
A.( ) Herodes e os magos ficaram felizes com a notícia do nascimento de Jesus.
B.( ) Herodes ficou alarmado; os magos, porém, buscavam adorá-Lo.
Antes de contar Sua primeira parábola ou realizar Seu primeiro milagre, o Mestre já era digno de adoração por ser quem Ele é. A fim de compreender plenamente o posterior ministério de ensino de Jesus, precisamos nos unir a esses primeiros discípulos, os magos do Oriente, em sua adoração ao Senhor. Aquele cujos ensinamentos admiramos é mais do que um educador sábio. Ele é Deus, que veio habitar com os homens. A educação cristã está fundamentada na adoração a Cristo.
Juntamente com os magos do Oriente, os pastores e anjos, somos chamados a adorar a Cristo, o Rei recém-nascido, e a ver Nele a realidade do próprio Deus.
Jesus, o grandioso e incompreensível Criador, “humilhou-Se”, tornou-Se humano, viveu entre nós e morreu na cruz, suportando o castigo pelos nossos pecados. Por que essa notícia é tão boa?